terça-feira, 1 de novembro de 2011

Estampa Paisley

"Os anos 70 estão em voga. E com ele vem o pacote completo: silhuetas, cores, acessórios e… estampas! E quase nada grita mais seventies do que a estampa tipo “Paisley”. E não se engane pelo nome, porque com certeza você já a viu em um monte de roupa por aí.

Nas últimas temporadas de moda, uma lista forte de nomes desfilou a estampa, como Chloe, Kenzo, Yves Saint Laurent, Pucci, Oscar de la Renta – exemplos no exterior – e Reinaldo Lourenço, no Brasil. Mas de volta lá para a época do paz e amor, o paisley era um grande símbolo do movimento hippie e especialmente da contracultura, movimento de contestação social, que buscava uma transformação dos valores e costumes da época.
Antes dessa apropriação, o Paisley tinha uma conotação sofisticada. Era a cara da riqueza dos aristocratas britânicos, usado em gravatas de gente rica, robes, camisas e vestidos de seda, xales de cashmere. E era exatamente o que o movimento da contracultura tava bem afim de fazer: Pegar algo das camadas abastadas e dar um significado popular, subverter tudo aquilo. 


E você já deve ter lido por aí que essa é uma estampa que veio da Índia, e de certa forma, veio mesmo. Xales estampados com o Paisley (que ainda não tinha esse nome) eram feitos na Caxemira, desde o século dezessete, mas só com a Companhia Britânica das Índias Orientais, que comercializava as especiarias e exotismos produzidos lá, é que a estampa ganhou o Ocidente. Os britânicos começaram a trazer e importar xales de cashmere estampadas com Paisley para o Reino Unido, só que o custo era muito alto e, depois de um tempo, a produção in loco não era capaz de suprir a demanda inglesa.
Foi então que manufaturas no interior da terra da Rainha (na época, era a Victória quem mandava por lá) começaram a reproduzir a estampa, para que o custo diminuísse exponencialmente, e também foram adaptando ao gosto do freguês, com cores que agradavam aos ingleses, e que pasmem, quase nada tinham a ver com a estampa original. O nome da cidade que mais fabricava cópias da estampa indiana? Paisley.

De início eram apenas xales, mas depois, o céu era o limite. A estampa se tornou tão popular que, ao lado do Chintz (aquelas flores que estampam as porcelanas do chá inglês), praticamente perdeu sua conexão com a Índia, mas se tornou, no imaginário popular, um símbolo britânico.
Hoje, na miscelânea que é a moda, é possível se apropriar do Paisley de diversas maneiras, flertando com o movimento hippie, com os ingleses ou com o que der na telha. Mas a essência, ah, a essência sempre vai estar lá.

 A estampa que traz desenhos de folhas com pontas, curvas e tamanhos diferentes está de volta, garantindo seu espaço ao lado das tendências que têm tudo a ver com o verão. Para usar peças com essa estampa deixando o visual em harmonia, basta saber combinar na forma correta.

Como usar estampa Paisley

Nos dias mais quentes, aposte nos tecidos com estampa Paisley mais finos, fluídos e com uma leve transparência para deixar o look mais leve e fresquinho. Para os dias em que o calor não for tão intenso, os tecidos mais elaborados são a opção ideal.

Uma das vantagem desse tipo de estampa é que ela combina com figurinos para as mais diversas ocasiões. Para aproveitar um dia na cidade ou curtir um passeio beira à mar, aposte nos vestidos, blusas soltinhas, regatas, saias e shorts com estampa Paisley, de preferência em tecidos leves e desenhos em tons mais vivos.

Dá até para usar peças com a estampa no ambiente de trabalho. Para combinar é fácil. Prefira os tecidos com desenhos menores e mais discretos, cores mais neutras. Misture uma das peças do look, de preferências blusas ou camisas com jeans básico ou saias e vestidos mais elaborados.

Se quiser usar a estampa Paisley para compor um look balada, a dica é apostar em tecidos finos com um toque de brilho e cores mais vibrantes. A combinação e mistura de estampas ou até mesmo os efeitos no tecido como o plissado e drapeado também ficam ótimos e dão um toque a mais para a produção.

Se preferir uma forma mais discreta de ficar na moda da estampa Paisley, use e abuse dos acessórios. Pode ser um lenço estampado amarrado na cabeça estilo turbante ou no pescoço. Outra dica é usar calçados e bolsas com a estampa.

A estampa paisley não só deixa qualquer produção mais bonita, como também pode fazer parte da decoração de casa, seja no papel de parede, no tecido das almofadas do sofá, no tapete ou até mesmo nos objetos".













Fonte: dicasdemulher e modices

Nenhum comentário: