quinta-feira, 21 de julho de 2011

Rir faz bem para a saúde


Estudos revelam que uma boa risada tem efeitos significativos no organismo.


O ditado popular que diz que rir é o melhor remédio vem sendo comprovado pela ciência ao longo dos anos. Diversos estudos revelam que o riso pode promover benefícios incríveis à saúde e ao bem-estar.
Quando começamos a rir, a pulsação acelera os batimentos cardíacos podem chegar a 120 pulsações por minuto. Geralmente, com o corpo em repouso, são 70 pulsações por minuto. Com o ritmo cardíaco acelerado, a circulação do sangue se torna mais intensa e aumenta a oxigenação de todas as células, tecidos e órgãos. Ou seja, o riso faz com que o organismo funcione a todo vapor e pode reduzir significativamente o risco de problemas cardíacos.
Dar boas risadas pode elevar os níveis de HDL (o bom colesterol) no sangue e diminuir a pressão arterial. Além disso, reduz os níveis de cortisol e adrenalina, que são os hormônios do estresse e ativa a produção de endorfina, hormônio que provoca a sensação de relaxamento.
Quando os níveis de estresse abaixam, o corpo consegue produzir mais células de defesa, fortalecendo o sistema imunológico e protegendo o organismo contra doenças.
Os benefícios do riso se estendem também aos pulmões. Uma sessão de gargalhadas limpa e ainda fortalece os pulmões. Isso porque quando rimos, inalamos mais ar e com uma maior absorção de oxigênio, a expiração também fica mais forte.
Outra vantagem é que quando rimos, os músculos abdominais são estimulados e os movimentos fazem uma espécie de massagem no sistema gastrointestinal, melhorando o processo digestivo.
E por falar em músculos, rir movimenta 12 músculos faciais e as gargalhadas movimentam 24 deles. Em uma conversa divertida, com boas gargalhadas então, 84 músculos. Toda essa movimentação é um ótimo exercício para esticar a pele e combater as rugas.
Sem contar que rir melhora o humor e levanta o astral quando as coisas não vão bem. Um sorriso traz sensações agradáveis, capazes de eliminar a tristeza, a depressão e elevar a autoestima.
Fonte: dicasdemulher

Nenhum comentário: