quarta-feira, 23 de maio de 2012

Conheça o kajal: uma alternativa ao lápis de olho

"Também conhecido como kohl, o produto populariza a sabedoria cosmética oriental nos países do ocidente.



O kajal (ou kohl) é um cosmético de origens orientais, primeiramente usado com o objetivo de proteger os olhos de inflamações e para dar um suave frescor à esta região do rosto. Tanto é que até homens e crianças o utilizam. Inclusive alguns ainda acreditam que sua aplicação pode espantar maus espíritos.

Em países como Índia e Marrocos, as mulheres preparam seu próprio kajal em casa. Elas fazem o produto com carvão, cravo, canela ou pimenta.

Aqui no ocidente, o uso do kajal é mais voltado à beleza que o produto proporciona. As mulheres que não abrem mão de um olho bem marcado tanto no traço inferior quanto no superior podem se valer deste recurso para se maquiar com expressividade.

O kajal aparece nas vitrines de cosméticos em duas apresentações: kohl em pó solto e kajal em bastão. O kohl em pó é mais similar ao kohl utilizado na Índia. Ele se trata de um pó que vem com um aplicador de tamanho semelhante a um palito de dente, porém com as pontas suaves.

Já o kajal em bastão, mais comum no ocidente, vem em uma lapiseira retrátil e tem o aspecto e a textura de um giz de cera, porém ultrapigmentado. O kajal ayurvédico em bastão é considerado um tratamento para os olhos, pois sua fórmula contém cânfora, que acalma a região.

Os resultados dos dois tipos são distintos. Enquanto o kohl em pó deixa o traço menos pigmentado e mais suave, o kajal em bastão deixa o traço bem delineado e forte. A aplicação de cada tipo também se diferencia.

Para aplicar o kohl em pó, deixe uma camada espessa de pó facial abaixo dos olhos para retirar depois junto com o pó do kohl que vai cair na parte inferior dos olhos. Em seguida, encoste a haste do produto no canto interno dos olhos e feche os olhos, deslizando a haste até o canto externo do olho com ele fechado. Para remover o pó facial junto com o kohl que cai abaixo dos olhos, use o pincel que parece uma vassourinha, para “varrer” suavemente a área sem deixar manchas.

Outra técnica para evitar que o pó do kohl caia na região da olheira é aplicar o produto olhando para baixo. Encontramos um vídeo que mostra a aplicação e apesar de estar em francês, a visualização da técnica é o necessário para entendê-la. Veja o vídeo a partir de 1min e 38s para pular diretamente para a aplicação. Ela mostra o resultado aos 2min e 15s.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=WzSYKP-9IRk

A aplicação do kajal em bastão é mais simples e é similar à aplicação de lápis de olho. Encoste o kajal onde deseja aplicar e deslize sem fazer muita força até onde você quer que o traço seja feito. O final do traço pode ser feito com leveza para que a ponta fique mais fina, como na aplicação de um delineador, caso você vá além do traço do olho. Veja a aplicação do kajal em bastão a partir dos 40s no vídeo, que está em inglês. 

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=TKHcpkoB-3o#t=0s

Confira a seguir algumas marcas disponíveis no mercado nacional e internacional que oferecem as duas versões do kajal. Aconselhamos verificar a composição do produto antes de comprá-lo, pois estudos mostram que algumas marcas o disponibilizam com alta concentração de chumbo, que é altamente tóxico e deve ser evitado". 

Por Andressa Dia
Fonte:dicasdemulher


Nenhum comentário: