As texturas artesanais se destacaram no inverno 2011 e vão continuar em alta durante a temporada de calor deixando os looks mais femininos e delicados. As peças com fibras e tramas naturais, como o linho, o algodão, a seda, o tricô, crochê, o macramê e os bordados manuais vão ser as queridinhas da estação. Os looks também ganham um charme rústico com rendas, ráfia, palha, cordas e até tapeçaria.
Crochê ou Macramê?
Vários estilistas mostraram nas passarelas ocrochê e o macramê, técnicas que levam o romantismo às tramas artesanais e às vezes são confundidos, mas são bem diferentes. A palavra macramê deriva da palavra “nó” e é feita com fios tecidos sem qualquer tipo de maquinário ou ferramenta.
A tecelagem é manual, feita através do entrelaçamento e nós de fios que são trabalhados com os dedos, produzindo um efeito de renda com franjas no barrado. Comumente usado no barrado de toalhas e na confecção de bijuterias, nas roupas o macramê pode ser explorado com muita criatividade, misturando cores e formando efeitos belíssimos nas peças de verão.
Já o crochê, não tem nós e é feito com fios que são trançados com a ajuda de agulhas. O resultado da trama é bem variado, pode ter pontos fechados e discretos ou mais abertos e visíveis, proporcionando peças mais rústicas ou mais elaboradas, dependendo dos fios e cores utilizadas.
Como usar a moda artesanal
Parece que cada vez mais os detalhes artesanais que deixam as roupas com cara de feitas à mão se destacam no mundo fashion. Essas peças remetem ao conforto, por isso podem ser usadas em vários momentos e ocasiões.
Use vestidos, saias, blusas, coletes e batas onde quiser. Pode ser um look total ou apenas uma peça em destaque. Outra dica é de como usar a moda artesanal é apostar nos biquínis, saídas de praia e acessórios artesanais. Para não parecer despojada demais, uma grande tendência é misturar elementos artesanais a outros mais modernos, como tecidos metalizados e sintéticos com brilho".
Fonte: dicasdemulher
Nenhum comentário:
Postar um comentário